Olá, faça seu LOGIN ou CADASTRE-SE. (83) 2101-5311 - (83) 2101-5300

Refrigeração

Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial
  • Curso:Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial
  • Modalidade:Presencial
  • Selecione uma unidade:

Informações do curso

Previsão de Início: AGOSTO
Turno:  TARDE/NOITE
Convênio: Pago
Objetivo do curso:

Desenvolver competências profissionais para instalar, realizar e manter equipamentos de refrigeração e climatização em ambientes residenciais, executando a montagem e a substituição de componentes elétricos e mecânicos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e meio ambiente.

Justificativa do curso:

A área de Refrigeração e Climatização é de suma importância, pois possibilitam a qualidade de vida das pessoas, sendo essencial na conservação de alimentos, climatização de ambientes, entre outros. Há, portanto a necessidade de profissionais qualificados que garantam a qualidade desses serviços, contribuindo assim para divulgação de procedimentos técnicos e atitudes necessárias na manipulação de gases e outros produtos utilizados pelo setor.

Busca-se, desse modo, a formação de profissionais dotados de competências que atendam as necessidades do processo produtivo e, mais do que isso, um cidadão capaz de fazer uma leitura de sua realidade de vida e do ambiente no qual se insere.

Assim o SENAI-PB, optou pela implementação do curso de Mecânico de Refrigeração de Climatização Residencial, no intuito de oferecer oportunidades educacionais que propiciem a formação integral, formando profissionais cada vez mais qualificados e capazes de responder com eficiência aos constantes avanços tecnológicos ocorridos no setor. Respeitando o Protocolo de Montreal, que afirma: “todos os sistemas de refrigeração que utilizam os fluídos R12, R22 (CFC’s) deverão ser adaptados, ou substituídos por sistemas que utilizem os chamados “fluídos ecológicos” que não destroem a camada de ozônio”, ampliando assim possibilidades de inserção do cidadão na vida produtiva e social, visando a sustentabilidade e preservação ambiental, e contribuindo para a formação continuada.

Critério de acesso:

Idade mínima: 16 anos completos.
Escolaridade: Ensino Fundamental I completo. 

CONSIDERAR Decreto nº 3.298/1999 - Art. 28. 
§ 2o As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa portadora de deficiência, condicionando a matrícula à sua capacidade de aproveitamento e não a seu nível de escolaridade.

Perfil Profissional:

Qualificação Profissional: Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial.
Área Tecnológica: Refrigeração e Climatização.
Educação Profissional: Qualificação.
Nível de Qualificação: 02

Competência Geral:

Instalar e realizar manutenções em equipamentos de refrigeração e climatização residencial, respeitando legislações, normas técnicas, ambientais, de qualidade, de saúde e de segurança.