Olá, faça seu LOGIN ou CADASTRE-SE. (83) 2101-5311 - (83) 2101-5300

Construção Civil

Operador de Betoneira
  • Curso:Operador de Betoneira
  • Modalidade:Presencial
  • Selecione uma unidade:

Informações do curso

Previsão de Início: AGOSTO

Turno: Tarde/Noite

Convênio: Pago

Objetivo do curso:

Aprimorar profissionais para desenvolver competências para operar, avaliar condições de funcionamento da grua, preparar, organizar e amarrar cargas, sinalizando a movimentação da carga, identificando características da carga para transporte, verificando e comunicando necessidade de manutenção, seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Justificativa do curso:

De acordo com a exigência da NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, onde cita que todos os equipamentos de movimentação e transporte de materiais só devem ser operados por trabalhador qualificado, e ainda que devem receber atualização anual. Assim visando garantir seu compromisso de qualificar mão-de-obra o SENAI-PB estruturou o curso de Operador de Grua Sinaleiro Amarrador.

Critério de acesso:

Idade mínima: 18 anos

Escolaridade: Ensino fundamental completo.

Os operadores que possuírem experiência comprovada em CTPS, anterior a maio de 2011, é dispensada a exigência de ensino fundamental completo. (Item 18.14.2.1.1 da Norma NR 18).
Pré-requisito: Ter experiência comprovada na CTPS em uma função em atividades ligadas à Industria da Construção.

CONSIDERAR Decreto nº 3.298/1999 - Art. 28. 
§ 2o As instituições públicas e privadas que ministram educação profissional deverão, obrigatoriamente, oferecer cursos profissionais de nível básico à pessoa portadora de deficiência, condicionando a matrícula à sua capacidade de aproveitamento e não a seu nível de escolaridade.

Perfil Profissional:

Qualificação Profissional : Operador de Grua Sinaleiro Amarrador

Área Tecnológica: Segurança do Trabalho

Nível de Educação Profissional: Aperfeiçoamento Profissional 

Nível de Qualificação: 2

Competência Geral:

Operar máquinas de elevação de cargas (gruas), amarrando as cargas e sinalizando sua movimentação, de acordo com as normas técnicas, de segurança e de meio ambiente, respeitando os critérios de qualidade.